terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CECÍLIA MEIRELES - Homenagem


Cecília Meireles

Poeta do MOTIVO de vida completa
Porque o instante existe
Com a maestria do lirismo à realidade
Que traz à tona a beleza da poesia
Com cheiro, cor, e gosto e fantasia
Envereda trilhas, caminha incessante
Tece no âmago aconchegantes ninhos
Aninha-se...

Dá formas de voejos borboleteando
Insinua trajetos dos fortes versos
E das canções, traz histórias reais
Grandes viagens e romanceiros

Navega em mar azul e maresia
E deixa noutras vias das palavras,
Puro afeto
Gosto de fruta madura,
Lembranças de morte e vida

Saudade...

Na certeza original do mundo
Do abstrato e do concreto
Cecília professora,
Sábio olhar aos pequeninos
Jornalista e escritora de senso profundo
Os seus poemas correm mundo inteiro
Marejam os olhos regando canteiros
Quem de corpo e alma adentra
Os grandes sonhos sonhados
Razão maior de viver...

Grande Cecília
Viva
Poesia!

Autora: Graça Campos
CAMPOS, Graça. Poema. Cecília Meireles. Homenagem.




“Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
__mais nada.”

Estrofe do poema MOTIVO da autora Cecília Meireles.


http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/cecilia-meireles-homenagem

Comentário de Silvia Mendonça 

 Retrato



Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.



Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.



Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

A minha face?

Graça, querida, parabéns pela belíssima homenagem à nossa poeta maior, Cecília Meireles. Eu sou suspeita para falar dessa mulher fantástica, sábia professora, "jornalista e escritora de senso profundo". Ainda menina, eu me apaixonei pelos poemas de Cecília Meireles e a elegi minha mestra, quando não tinha a mínima noção de que, um dia, eu me tornaria escritora (antes, jornalista). Cecília Meireles, todos sabemos, empenhou-se na renovação da Educação, tenho organizado a primeira biblioteca infantil do País. Ela sabia que uma criança, para se tornar um adulto de fato, precisa crescer lendo. Pena que nem todos entenderam esse seu gesto. Posso te dizer, Graça, que as poetisas com as quais convivi e que de, algum modo, influenciam em meu trabalho, são: Cecília Meireles, Clarice Lispector e Adélia Prado. Sem desfazer de nenhuma outra, pois temos as geniais, as autodidatas, como minha querida Cora Coralina, com quem tive o prazer de conversar. Boas lembranças. Parabéns pela postagem. Beijos da Silvia


Comentário de Zaymon Zarondy

Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

- não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário