quinta-feira, 29 de março de 2012

159 anos de VAN GOGH




159 anos de VAN GOGH
Um dos maiores pintores de todos os tempos

                              Van Gogh, grande mestre da pintura - Ícone do Pós - Impressionismo
Popularmente conhecido como " O Pintor dos Girassóis", nasceu na Holanda em 30 de março de 1853
Em seus 37 anos de vida, fez maravilhas nas artes. Seus quadros,  ficaram famosos após a morte do pintor.
                    



“Eu tenho um pouco de “girassol”, dizia Vincent, que também conferia um valor simbólico a essas fecundas flores.


 
Os Girassóis



Para o pintor, os girassóis possuíam um significado especial: o amarelo da amizade e a esperança, enquanto a forma como as flores se abriam, simbolizava a gratidão.


“Dois Girassóis Cortados”




“ Os quadros mais bonitos são aqueles com que sonhamos quando fumamos cachimbo na cama, mas que jamais pintamos. Mesmo assim, devemos atacá-los por mais incompetentes que nos possamos sentir ante a perfeição indeswcritível, os gloriosos esplendores da natureza."

Vincent Van Gogh


Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas, resultante da presteza de seu olhar, diante da transitoriedade das flores. O amarelo dos girassóis vinha carregado da mais pura magia, como se nele estivessem agregados pedaços do sol.

O girassol sempre esteve ligado à simbologia, representando fecundidade, vida e nostalgia, em função de sua relação com o astro rei. Como um ser devoto, ele se ajoelha diante do sol, acompanhando-o na sua trajetória de vida, recebendo a luz que dele emana com abundância. Apenas na sua maturação, o girassol cessa a sua reverência, paralisando-se na posição do nascer do sol. Talvez seja por isso que Van Gogh tenha se encantado tanto com os girassóis.


Quando observamos a série de girassóis de Van Gogh, somos tomados pela exuberância da cor amarela, que invade toda a tela diante de nossos olhos extasiados. Ali também encontramos os tons vermelhos, azuis e verdes, que parecem ter a função de apenas realçar a luminosidade do amarelo.

Ao pintar sua série de girassóis, Van Gogh tinha como objetivo decorar o seu ateliê, preparando-o para receber o seu amigo pintor, Gauguin, pois sabia que ele também tinha predileção pelo tema. De modo que as pinturas foram penduradas no quarto de hóspedes. O pintor holandês pensava em pintar muitos outros quadros sobre girassóis, mas acabou não concretizando seu objetivo. Perfeccionista, Van Gogh só considerou bons, apenas dois dos quadros pintados, colocando neles a sua assinatura.


"Assim como o girassol transforma seu olhar apaixonado pela luz do sol que a tudo dá vida (…), a Arte da Pintura, por inata inclinação, animada por um fogo sagrado, segue a beleza da Natureza." (Joost van der Vondel, poeta holandês.


Fonte: Grandes Mestres da Pintura Vol. I   Van Gogh


2 comentários:

  1. Sol, girassol, luz, alegria,vida!
    Amo estas flores fortes, bonitas.
    Amizade, esperança, gratidão!
    Gira sol, no meu coração!

    Obrigada, amiga querida,por sua arte e sensibilidade que é sempre um presente para nós.
    Beijos.
    Marilena

    ResponderExcluir
  2. E com esses versos lindos
    vindos do brilho
    do sol coração,
    só se faz girar luminosa
    alegria e emoção!

    Sempre grata, Marilena, pelo carinho!
    Beijos
    Graça Campos

    ResponderExcluir