domingo, 1 de abril de 2012

Dia da Mentira


Imagem da web



 Dia da Mentira uma herança de outras culturas... 
Brincar  com  as pessoas, pregando-lhes peças,  mentiras irritantes  no  dia 1º  de abril,  tornou-se um hábito universal há tempos. Dizem por aí, que a brincadeira começou na França. Conta-se que, no começo do século XVI,o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1ºde abril.  Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro.

    Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos. Muitos continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Com isso, os brincalhões enviavam presentes esquisitos,  chegando a assustá- las.   Na Inglaterra , o enganado, que  "cai"   é chamado de noodle que significa (pateta).  Na França, de Poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

Na França, quem " cai "nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera nesse país.  Os peixes  são tantos que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são '"fáceis de pegar" no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.


     No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico  de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida pela família real no dia seguinte.



Imagem da web



" Mentira"

Quem não se lembra do "Nariz de Pinóquio"?
E esse paradoxo continua instigante, intrigante, interessante!
Quando as crianças ouviam: "Se você mentir, seu nariz vai virar nariz de Pinóquio"...
Mente, o nariz cresce. fala a verdade, o nariz cresce... Cresce? Não cresce? Mentir? Não mentir?


Cuidado com esse nariz! Mentiras têm pernas curtas!


Imagem da web



Graça Campos, 1º/abril/2012.
CAMPOS, Graça. Dia da Mentira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário